domingo, 2 de agosto de 2009

As 4 linhas-mestras: ecos do discurso do Eng.Jorge Fernandes

PONTO 1- DESENVOLVIMENTO RURAL

Uma forte política de desenvolvimento rural, tendo como objectivo o adequado aproveitamento dos recursos agrícolas e florestais do concelho. Pretendemos com esta medida apoiar e promover todas as actividades daqueles que se dedicam à terra neste concelho. Neste domínio estou perfeitamente à vontade, pois a minha actividade ao longo dos últimos 10 anos tem incidido nas questões agrícolas não só no concelho mas um pouco por toda a região transmontana.
Assim sendo, fica aqui expressa a promessa de que ao longo dos próximos 4 anos, se assim o nosso povo entender, tal como esperamos, comigo e com a nossa equipa, haverá uma preocupação séria com as actividades agrícolas, cinegéticas e ambientais do concelho. Propomos assim trabalhar em favor da agricultura do concelho, da implementação de pequenas agro-indústrias e do desenvolvimento das actividades cinegéticas.
A maior contribuição e o melhor exemplo que esta autarquia pode dar a favor de todos os agricultores não é prometer a criação de gabinetes do agricultor, tal como aconteceu à cerca de 8 anos, mas sim em parceria com as entidades agrícolas associativas e cooperativas a trabalhar no concelho. Isto é, estabelecer parcerias de trabalho por forma a encetar um claro reforço das suas capacidades em termos de serviços aos seus associados. Fica aqui expressa claramente a promessa de que se esta nossa candidatura for vencedora em Outubro, pagaremos a totalidade das quotas dos agricultores deste concelho perante as suas entidades associativas.
Sei bem a que montantes estou a referir-me, montantes esses avaliados em cerca de 50.000 euros/ano, aos quais entendemos que com uma gestão racional de todos os serviços gráficos que a câmara tem executado em termos de boletins municipais e convites para festas e festinhas, conseguiremos desta forma poupar nos recursos da autarquia para ajudar todos aqueles que arduamente, sem fins de semanas e feriados mantêm vivas as nossas aldeias e vilas deste concelho.

PONTO 2- MEDIDAS DE APOIO À FIXAÇÃO DE JOVENS NO CONCELHO

Só com uma verdadeira política de fixação de jovens no concelho é que se poderá dar um contributo para reduzir o fenómeno da desertificação a que assistimos.
Da nossa parte comprometemo-nos desenvolver todos os esforços no sentido de premiar todos aqueles que aqui se queiram fixar e para tal fica desde já aqui expressa a promessa de que todos aqueles casais jovens que pretendan construir a sua casa no concelho, ficarão desde logo isentos do pagamento de qualquer taxa de construção. Entre outras medidas que anunciaremos oportunamente.


PONTO 3 – MEDIDAS DE APOIO SOCIAL

Em tempos de crise as instituições de solidariedade social têm dado uma resposta positiva na criação de emprego. Faremos também neste domínio todos os esforços para que estas instituições de carácter social disponham de todo o apoio da autarquia necessário para o desenrolar das suas actividades.
Não voltaremos as costas a nenhuma instituição. Ao apoiarmos as diferentes instituições do concelho estamos certos de que estaremos a apoiar um grande número de pessoas e utentes assim como um grande número de famílias que lá trabalham.


PONTO 4- POLITICAS DE PROMOÇÃO E CRIAÇÃO DE EMPREGO

Consideramos essencial a criação de um gabinete destinado ao apoio a todos aqueles que pretendam investir no concelho, gabinete esse que tem como objectivo principal o aconselhamento de todos aqueles que tenham uma iniciativa de desenvolvimento e que por diversas dificuldades não se sintam à vontade para colocar as suas ideias em prática. Este gabinete será responsável pela procura de todos os apoios nacionais e comunitários e colocará esse apoio ao dispor dos futuros investidores. Será igualmente responsável pelo acompanhamento de todas as iniciativas empresariais desde o seu começo à conclusão dos projectos de investimento.
Com esta medida criamos emprego, serviços e desenvolvimento para o concelho.
Entendemos que é igualmente importante sentar todos os empresários de construção civil do concelho à mesa, ouvi-los no sentido de promover a criação de um consórcio para que os mesmos possam concorrer às obras públicas levadas a cabo pela autarquia.
Entendemos que só desta forma será possível a criação de emprego e a fixação de população em virtude das mais-valias geradas por esta medida que pretendemos implementar.
Permitam-me mesmo usar a seguinte expressão “Cá se ganha, cá se gasta”, rompendo com a realidade actual na qual a riqueza gerada beneficia exclusivamente empresas sediadas fora do concelho de Vimioso.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros amigos PS de Vimioso

Sou de Carção, embora de momento esteja a residir fora do concelho para minha infelicidade. Contudo continuo a votar no meu concelho.
Toda a vida fui socialista assim como a minha família, contudo não podia deixar de vos expressar a minha tristeza ao verificar que ainda não conseguiram fazer uma lista socialista em Carção, pressupondo que nem tudo vai bem no partido.
Como é possível ainda não se conseguir formar uma lista decente na aldeia mais populosa do concelho? Por outro lado não entendo como é possível não incorporar ninguém nas listas à CMV de Carção? Parece-me que tal como está a acontecer em Argozelo, em Carção também se está a fazer história, só que de forma negativa, ou seja, deve ser a primeira vez que o partido socialista não incorpora ninguém de Carção nas listas.
Segundo me foi dito, o actual candidato – Sr. Jorge Fernandes tem ramificações em Carção, contudo ninguém o conhece, sobretudo a população mais jovem. É bom que comecem a apresentar-se às pessoas de Carção. Neste momento e de tudo o que tenho verificado, em Carção a situação socialista não vai mal, vai péssima!!! Sobretudo com a incorporação do Dr. António Torrão na lista da oposição.
Felicito a candidata Dra. Albertina Pires, sem dúvida uma pessoa muito simpática e muito competente.
Espero que leiam este e-mail não como um reparo destrutivo mas como construtivo.
Quanto à realidade actual do apoio de Carção ao partido socialista é quase nulo. Se as eleições fossem hoje não teriam 20 votos!!!
Cumprimentos e espero que venham a ter muito sucesso.

B.R.

Xan disse...

Caros eleitores!
Como é possível, na situação em que se encontra a câmara OFERECER a quantidade de bilhetes para a Corrida de Toiros do dia 9 de Agosto em Vimioso.
Oferta de bilhetes para todos os funcionários camarários, mais juntas e mais não digo...
Digam lá se isto não é política.
O "zé povinho" tem de saber disto.
Não se deixem comprar!
E depois aindam falam de política de verdade. Eleitores chegou a hora da mudança.
Não se deixem enganar.
Não vão em cantigas.
Um Abraço

PS Vimioso 2009 disse...

Caro amigo B.R

Em resposta ao seu comentário e sendo, como diz, Carção a maior aldeia do concelho de Vimioso, é com prazer que informarmos que Carção vai estar representado na lista do PS concorrente à Câmara Municipal de Vimioso, na pessoa do Eng. Gil Azevedo. Trata-se de uma escolha que encaixa na perfeição no perfil que tem marcado a tendência de renovação que pretendemos instituir, ou seja, trata-se de uma pessoa jovem, de grande competência e com investimentos pessoais e profissionais na sua freguesia e no seu concelho. Estamos certos que o Eng.Gil Azevedo dará, deste modo, um excelente contributo para as ideias e para os projectos que pretendemos levar a cabo quer na freguesia de Carção, quer no concelho de Vimioso. Permita-nos ainda uma breve reflexão sobre a importância de uma escolha como o Eng.Gil Azevedo, comparativamente à escolha efectuada pelo PSD, na pessoa do Dr.António Torrão. A escolha do PS significa uma aposta na juventude, na renovação e na competência. O Eng.Gil Azevedo é um homem que já demonstrou inequivocamente o quanto gosta de Carção, demonstrando-o, por exemplo,nas suas apostas e investimentos profissionais, garantindo emprego e sustento a alguns dos seus conterrâneos. Já o Dr.António Torrão, que durante muitos anos esteve na linha da frente dos antigos executivos autárquicos do PS, ressurge após uma ausência da sua terra Carção e de um silêncio de 8 anos, para se assumir como candidato a vereador pelo PSD. Pensamos que esta é uma reflexão importante a fazer-se e estamos certos que no próximo dia 11 de Outubro quer as gentes de Carção, quer as gentes de todo o concelho de Vimioso, saberão avaliar correctamente, apostando numa mudança que é urgente e que não pode esperar mais.

Com os melhores cumprimentos,

A candidatura do Eng.Jorge Fernandes

Anónimo disse...

Como Agricultor é com agrado que vejo nos últimos anos uma candidatura à Câmara municipal de Vimioso onde uma linha mestra ou estratégica é o apoio à Agricultura do concelho. A realidade do Nosso concelho é uma realidade Agricola e estamos a passar sérias dificuldades agravadas pelo tempo de seca e com esta crise global que não há meio de passar.todos os dias homens e mulheres trabalham de sol a sol deixando o suor do trabalho nos campos para ir comendo e subsistindo. hà muito que se pode fazer para evitar que pessoas como eu e tantas outras idosas deixem de trabalhar a terra. Pêlo que te conheço certamente já deixaste esse suor como todos nós pois es uma pessoa de trabalho e de ideias e certamente as vais por em prática. Conta com o meu Apoio. Força Jorge fernandes e restante equipa.