terça-feira, 12 de maio de 2009

Mensagem de Candidatura

É com o espírito de total empenho que lidero a candidatura à Câmara Municipal de Vimioso para as eleições autárquicas de 2009.

Estou convicto de que no fim de todo o processo, estaremos todos juntos a contribuir para o desenvolvimento do concelho de Vimioso no sentido de podermos melhorar as condições de vida de todos aqueles que ainda cá vivem ou trabalham.

Assumo assim um compromisso responsável com o concelho de Vimioso, as suas gentes e para com o seu desenvolvimento. Estou, de momento empenhado na conclusão da constituição da equipa candidata aos diferentes órgãos de gestão autárquica, Câmara Municipal, Assembleia Municipal e respectivas Juntas de Freguesia do concelho.

Estou também convicto de que, em conjunto com todos aqueles que abraçarem o nosso projecto, estaremos todos a contribuir para a melhoria futura do concelho.

Estamos seriamente empenhados na construção de um projecto global para o concelho, indo de encontro às verdadeiras necessidades de desenvolvimento.

Assumiremos assim uma candidatura responsável, com objectivos concretos e bem claros. Apresentaremos também um grupo de pessoas empenhadas em desenvolver, com lealdade, honestidade e dedicação, um trabalho que, tal como espero, nos venha a ser confiado por todos os Vimiosenses.

Por fim, uma palavra de apreço para todos aqueles que pelas circunstâncias das suas vidas procuraram outras localidades para desempenhar as suas actividades profissionais. Estamos certos de poder contribuir para o desejo de que o seu concelho possa viver melhores dias.
Contamos deste modo com todo o vosso apoio.


Jorge Fernandes

4 comentários:

Anónimo disse...

Mais Concelho de Vimioso


«A minha prima Zulmira é o que pode chamar uma mulher média. Lembro-me sempre dela em ano de eleições, pela previsibilidade do seu voto. É uma daquelas pessoas que consegue votar sempre no vencedor, seja ele qual for.

Lembro-me da sua desilusão com os governos de Cavaco e da sua atitude determinada em votar no Zé Rodrigues para Presidente da Câmara de Vimioso. É preciso mudar, afirmava ela enquanto jurava a pés juntos que a partir daquelas eleições tudo seria diferente

Passados alguns anos encontrei-a zangada com o estado do Concelho de Vimioso, com o autoritarismo de Zé Rodrigues, e as Aldeias cada vez mais atrasadas.

Daí a vê-la embalada pela música do Vangelis, a elogiar o diálogo tolerante de Cavaco como Presidente da Republica, foi um pulinho de bicho de perna curta. Agora é que ia ser a sério, tudo ia mudar e a felicidade estava mesmo ali à mão de semear. A minha prima até acreditou que a famosa frase " acabaram-se as vacas gordas” tinha alguma coisa a ver com seriedade, isenção e transparência.

Ainda o segundo mandato de Zé Rodrigues não tinha chegado a meio e já a Zulmira bradava que o Zé que não era carne nem peixe e estava a levar o Concelho de Vimioso para o abismo e afirmava que votaria em quem quer que fosse para por termo a este regabofe.

Encontrei-a no passado dia 8 ou 9 de Agosto, no meio de 70 a 80 pessoas, em Vimioso a exigir uma mudança de rumo.

Espantado, perguntei-lhe o que estava ali a fazer, ela que achava que a democracia se esgotava no voto e que essa coisa de andar na rua a fazer manifestações estava completamente ultrapassada.

Pegou-me num braço, aproximou a sua boca do meu ouvido e confidenciou-me: sabes… acho que percebi finalmente que durante estes últimos 8 anos andei a votar sempre no mesmo Zé Rodrigues, a pensar que votava de forma diferente. Cheguei à conclusão que as duas vitórias eleitorais que festejei, afinal eram vitórias alheias. Desta vez vou votar no teu candidato Jorge Fernandes. Para grandes males, grandes remédios.

A minha prima Zulmira é uma das muitas Zulmiras que percebeu que alternância e alternativa são palavras com diferente significado. Que percebeu a incapacidade deste Zé Rodrigues para resolver os problemas do Concelho e suas gentes.

Não sei se, apesar do que me anunciou, será capaz de romper com o preconceito ancestral e votar no Jorge Fernandes e na sua equipa, mas o facto de anunciar essa disponibilidade já é um passo enorme, que nos permite aquilatar do estado de alma dos eleitores de todo o Concelho…

A Zulmira percebeu no meu sorriso a dúvida que se estava a instalar sobre disponibilidade para levar a sua intenção até ao fim.

Olhou o mar de gente à sua volta, perscrutou o seu relógio de pulso e disse-me com o ar brejeiro que lhe lembro da juventude: meu caro, mais vale tarde que nunca.»
Força Jorge Fernandes, com a tua equipa formada com homens e mulheres com idades diferenciadas, e sem necessariamente os elementos que a compõem serem desta ou daquela freguesia como alguém que se sentia indignado por não estar Carção representado, pois então Argozelo teria que estar muito mais revoltado por todos aqueles anos que não foi representado, vejo-te com personalidade, audácia e vontade de dares vivacidade ao Concelho de Vimioso. É isto o mais importante para as populações.

Ilídio

Anónimo disse...

Caro Ilídio


O humor na política é um valor inestimável. Se alguma coisa pode ser mediador de participação e dissipar o cinzentismo tropego a que nos tens habituado no Fórum de Argozelo com as tuas crónicas é mesmo quem escreve com competência e humor . Parabéns Ilídio! Mas serás o Ilídio que estou a pensar neste momento? De qualquer maneira, esta crónica da prima Zulmira é notável.
Pelo que sei e leio, a verdade é que o Jorge Fernandes é o candidato do PS para a Câmara de Vimioso, justiça se faça parece-me uma boa escolha.
Não o conheço pessoalmente, mas francamente tenho lido tudo que escreve no site do PS Vimioso, e desde a nota biográfica aos discursos que leio de apresentação tenho ficado com óptimas impressões deste candidato. Quem escreve com esta qualidade penso que sabe muito bem o que quer fazer, não tenho dúvidas nenhumas que é isto que o Concelho de Vimioso precisa! Alguém que pense Concelho de Vimioso sem rancores nem ódios segregacionistas, alguém que reúna gente à sua volta e não tenha a pretensão de decidir sozinho. Alguém que tenha uma visão clara dos problemas e os aborde de forma tranquila, só com clarividência e tranquilidade se pode apelar à participação e conjuntamente encontrar soluções.
Desde já, por tudo isto, parece-me que o Jorge Fernandes reúne esses atributos e será um bom Presidente da Câmara Municipal de Vimioso conjuntamente com a sua equipa.

Cepeda

Anónimo disse...

Todo o Concelho de Vimioso conhece o actual presidente da Câmara?

Um Presidente da Câmara que tenha exercido um e dois mandatos anteriores de forma séria e competente, tem tudo para repetir o mesmo no futuro, da mesma forma que um irresponsável ou desonesto será sempre um grande risco. E para Presidente não é lugar para terceira chance (ou pelo menos não deveria ser). A melhor forma de conhecer este candidato a esse nível foi os eleitores estarem constantemente atentos, nestes dois mandatos consecutivos com promessas não cumpridas em períodos eleitorais ou não. Mas, mesmo que muitos eleitores estivessem meio distraídos, existem duas maneiras para o julgarem: o voto consciente ou a alternativa.

Nenhum candidato realmente preocupado em exercer bem o seu cargo público vai prometer algo que ele sabe ser impossível de cumprir. Um candidato sério sabe que governar é uma actividade complexa, que sofre a influência de muitas forças opostas e que muitos factores fogem do campo de exercício de poder, portanto, é preciso prestar muita atenção: quanto mais mirabolante for a promessa, pior; quanto menos explicação um candidato der de como vai executar certas promessas, mais possibilidades de ele ser um irresponsável, e pelos vistos o candidato Zé Rodrigues explicações para ele não existem, ou então lá vem o Fidalgo a dar um jeito.
Ou ele entende pouco do que está falar, ou as propostas não são totalmente claras e, portanto, pouco estudadas e planejadas, ou ele simplesmente não quer dar qualquer satisfação sobre elas. Foi isto que deu a entender na sua apresentação ao eleitorado, queria só mais este mandato, disse ele para finalizar as obras que prometera a Vimioso e ao resto das Aldeias, sim porque em Argozelo anda lá com umas obras que ninguém sabe para o que é que servem, provavelmente nem sequer vai acabar, e no meu entender deviam parar já com as obras. Fazia um grande favor a Argozelo.
Não vote em quem não consegue explicar as próprias propostas de Campanha.

Quanto a alguns apoiantes dos candidatos, têm interesses, sejam legítimos ou ilegítimos, tanta dedicação a um candidato não é gratuita, há sempre algum tipo de troca. Isso pode parecer uma coisa feia, mas não é, é assim que funciona a democracia, sectores organizados da sociedade em busca de um objectivo, de um interesse comum. Procuremos então observar se esses objectivos e interesses são ou não éticos e morais.

Sinceramente, a apresentação do Jorge Fernandes, e sua equipa é aquela que me deixa algumas expectativas de como se pode modernizar a Vila de Vimioso com as infra-estruturas competitivas com as demais do descrito de Bragança, e assim se compreende uma votação em força, na tolerância, na transparência e servir os seus munícipes todos por igual, pareceu-me estas as regras muito bem explicadas do candidato Jorge Fernandes.

Chino

Anónimo disse...

Só não muda quem é… mesmo isso


Ninguém duvida que estes três intervenientes são do PS, e todos eles participam no Fórum de Argozelo, independentemente se são eles os verdadeiros e os autores dos textos, e se são ou não naturais de Argozelo, o que me leva a crer serão mesmo.
Não sendo eu do PS, francamente tenho acompanhado estes três cibernautas se assim se podem chamar, e em tudo que dizem leva-me a uma reflexão enquanto faço a barba em frente do espelho e pergunto-me para mim mesmo; mas então será que o José Rodrigues tem andado a brincar com o Concelho de Vimioso todo?
De facto no José Rodrigues não vejo nele má pessoa, mas realmente também não o estou a ver como uma pessoa dinâmica, dizem que até toma decisões atrapalhadas só para não ouvir os outros, (é o quero posso e mando) e dá também a entender nas suas intervenções quando há inaugurações, ou outros eventos, dificuldades quando discursa para os seus munícipes, mas o que sabe dizer bem claro são aquelas frases que nos faz vibrar. Hoje estamos aqui para inaugurar esta obra, esperamos fazer mais e melhor no terceiro mandato, e depois esperar que os munícipes lhe digam: VIVA O SR. PRESIDENTE José Rodrigues!!! VIVA!!!
Como devem calcular, sou do PSD sinto-me bastante descontente com o José Rodrigues, tal como outros Argozelenses estarão na mesma situação em querer uma alternativa a este presidente actual, mas sou um PSD nacional, o que quer dizer que para as autarquias vou ter que engolir um sapo, para dar o voto ao candidato Jorge Fernandes, porque diga-se de passagem mais que não seja por ter tido o bom censo de ser ele o primeiro candidato a presidente, a propor um vice presidente natural de Argozelo, é inédito e por isso digo a todos os Argozeleiros, vamos todos a votar em Jorge Fernandes e na sua equipa, embora esta decisão esteja pendente da campanha eleitoral.
O que fez o candidato José Rodrigues quando escolheu a sua nova equipa? Escolher os mesmos, e dizer esta barbaridade: de Argozelo não há lugar para ninguém, esses estão seguros e vão votar em mim. O que lhe digo José Rodrigues; é capaz de estar muito enganado, a não ser os eternos fiéis.


João T.