
Jorge dos Santos Rodrigues Fernandes, nasce a 18 de Setembro de 1975 na freguesia de Carção, concelho de Vimioso. Frequentou o ensino primário na freguesia de Angueira do mesmo concelho, na qual mantém a sua residência.
Em 1993 termina o Ensino Secundário na Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança, e ingressa no ano lectivo de 1993/1994 no Ensino Superior, no curso de Engenharia Agrícola na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). No 2º semestre de 1998 frequenta o estágio final de Licenciatura na Universidade de Córdoba (Espanha), tendo desenvolvido competências na área da protecção de plantas/olivicultura.
Em termos académicos frequentou ainda, no ano lectivo de 2000/2001, o Curso de Mestrado em Gestão do Desenvolvimento Rural leccionado em parceria pela UTAD e a Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).
Iniciou a sua actividade profissional em Outubro de 1998, na Região Demarcada do Douro, tendo sido responsável pela implementação de um programa de desenvolvimento agrícola integrado nas Caves Santa Marta. Passado um ano decide regressar ao distrito de Bragança para exercer a sua actividade profissional de Eng.º Agrícola no Parque Natural do Douro Internacional.
Posteriormente ingressou durante um período de 4 anos no Serviço de Apoio Técnico Agrário (SATA) do grupo Caixa de Crédito Agrícola Mútuo, sendo responsável pelo apoio técnico aos associados ao nível do investimento agrícola assim como da avaliação de bens imóveis, acompanhando um total de 10 balcões do distrito de Bragança.
Assumiu ainda funções de técnico da Associação de Apicultores do Parque Natural do Douro Internacional, na qual tem vindo a apoiar diversos projectos de desenvolvimento agrícola nesta área de intervenção.
Em Janeiro de 2008 decide fundar e desenvolver a empresa BioApis - Apicultura Biológica LD, sedeada em Vimioso, tendo por objectivo a produção, embalagem e comercialização de mel certificado em Modo de Produção Biológico junto do mercado externo. Presta ainda serviços de consultadoria aos agricultores da região de Trás-os-Montes e Alto Douro ao nível do investimento e aconselhamento técnico agrícola.
Em termos políticos foi vice-presidente da Junta de Freguesia de Angueira (Vimioso) no mandato autárquico 2001-2005.
Actualmente é vereador na Câmara Municipal de Vimioso, pelo Partido Socialista (PS). Desempenha também o cargo de Presidente da Comissão Política Concelhia de Vimioso do Partido Socialista desde Março de 2008.